11 Set WhatsApp partilha dados dos utilizadores com o Facebook
Desde o dia 25 de Agosto de 2016, o WhatsApp está a partilhar os dados dos seus utilizadores com o Facebook. Os dados partilhados incluem os números de telefone dos utilizadores, o que permitirá ao Facebook “oferecer melhores sugestões de amizade e mostrar anúncios mais relevantes”. Por exemplo, poderá receber no Facebook sugestões de amizade baseadas nos seus contactos do WhatsApp. No artigo em que é anunciada esta alteração da política de privacidade, o WhatsApp exemplifica também que, no Facebook, “poderá visualizar um anúncio de uma empresa com a qual trabalha, ao invés de uma empresa sobre a qual nunca ouviu falar”. Situações deste tipo estão a levantar questões em relação à privacidade.
Esta realidade está a ser comunicada aos utilizadores através de uma notificação sobre a actualização da política de privacidade do WhatsApp. Se já aceitou os novos termos, sem ler quais são as principais alterações, fique a saber que os seus dados já estão a ser partilhados com o Facebook. Apenas se tivesse carregado para saber “mais acerca das principais alterações aos Termos e à Política de privacidade” lhe teria sido dada a oportunidade de desactivar esta opção.
No entanto, após aceitar os novos termos e condições, dispõe de 30 dias para alterar esta definição. Por exemplo, se aceitou os novos termos no dia 6 de Setembro, tem até ao dia 6 de Outubro para escolher não partilhar os seus dados com o Facebook.
Como não partilhar dados do WhatsApp com o Facebook
1º. Carregue no ícone que consiste em 3 pontos, que se encontra no canto superior direito da aplicação.
2º. Carregue em “Definições”.
3º. Carregue em “Conta”.
4º. Carregue no quadrado com um visto ao lado de “Partilhar detalhes da conta”, para remover o visto.
5º. Surgirá uma janela para confirmar que não pretende utilizar os detalhes da sua conta do WhatsApp para “melhorar a sua experiência com anúncios e produtos do Facebook”. Carregue em “Não Partilhar” para confirmar.
6º. Os seus dados do WhatsApp deixarão de ser utilizados para “melhorar a sua experiência com anúncios e produtos do Facebook”.
Atente-se, no entanto, que esta opção irá apenas impedir que os seus dados do WhatsApp sejam utilizados pelo Facebook para “melhorar a sua experiência com anúncios e produtos do Facebook”. Os dados continuarão a ser utilizados pelo Facebook, e pelas suas empresas, para outros fins, “como melhorar a infraestrutura e o sistema de entrega, perceber como os serviços do WhatsApp e das outras empresas da família do Facebook são utilizados, fortalecer sistemas, e combater spam e abusos”.