WhatsApp passa a utilizar encriptação

WhatsApp passa a utilizar encriptação

Whatsapp

Desde o início deste mês de Abril que o WhatsApp está a utilizar encriptação. Como tal, todas as conversas realizadas através da aplicação passaram a estar encriptadas, não podendo ser interceptadas por terceiros. Todo o tipo de comunicações, incluindo mensagens, conversas em grupo, imagens, vídeos, chamadas de voz e ficheiros, ficam assim protegidas contra olhares alheios.

“A ideia é simples: quando enviar uma mensagem, a única pessoa que a conseguirá ler será a pessoa para quem a enviou. Ninguém mais conseguirá ver o conteúdo da mensagem. Nem cibercriminosos. Nem hackers. Nem regimes opressivos. Nem nós”, explicaram Brian Acton e Jan Koum, fundadores da WhatsApp, no blog da empresa.

A encriptação utilizada pelo Whatsapp baseia-se no protocolo Signal, desenvolvido pela Open Whisper Systems. Este protocolo é o mesmo protocolo que está por trás da aplicação Signal – Private Messenger, também desenvolvida pela Open Whisper Systems. Note-se, no entanto, que enquanto o Signal – Private Messenger é open source, o WhatsApp não o é. Isto significa que não poderá ser feita uma auditoria independente à aplicação para verificar se é realmente segura. Se pretender tratar de informações sensíveis, o Signal – Private Messenger seria por isso uma melhor opção. Esta aplicação já foi auditada, tendo sido considerada segura. Caso queira começar a utilizar a aplicação, poderá consultar o nosso guia sobre como fazer chamadas encriptadas no iPhone ou o guia sobre como encriptar chamadas telefónicas no Android, dependendo do dispositivo que possuir.

Mas, por outro lado, o WhatsApp apresenta duas grandes vantagens em relação ao Signal – Private Messenger. Em primeiro lugar, o WhatsApp possui uma elevada taxa de utilização. No dia 1 de Fevereiro, a aplicação atingiu 1 milhar de milhão de utilizadores activos. É, por isso, muito provável que muitos dos seus contactos já a estejam a utilizar. E, para além disso, está disponível para Android, iPhone, Windows Phone, Nokia S40, Nokia S60, Blackberry OS 10, enquanto o Signal só está disponível para os dois primeiros.