Lançamento do Windows 10 previsto para 29 de Julho de 2015

Lançamento do Windows 10 previsto para 29 de Julho de 2015

Windows 10

 

O novo Windows, ao contrário do que seria de esperar, não será o Windows 9 mas sim o 10. Provavelmente, este Windows, que combina o melhor do Windows 7  e do Windows 8, traz-nos um salto tecnológico muito significativo em relação à experiência de utilização. Uma das grandes novidades é ser uma plataforma unificada, ou seja, o mesmo Windows 10 poderá ser utilizado por computadores, smartphones, tablets e dispositivos IOT, estes últimos mais vulgarmente conhecidos como Internet das coisas.

Eis algumas novidades:

– O Windows mais testado de sempre.
– No caso dos drivers, a maior parte dos que foram desenhados para o Windows 8, irão funcionar sem qualquer problema no 10.
– Foi concebido um novo browser, o Edge, de forma a proporcionar uma melhor experiência de navegação, que irá permitir anotações directamente nas páginas web e partilha com outras pessoas. No entanto, o Internet Explorer irá manter-se, visto que algumas plataformas online dependem exclusivamente dele.
– Permite criar múltiplos ambientes de trabalho virtuais, como acontecia em sistemas operativos Linux. O que até agora só era possível com aplicações de terceiros.
– A nova Loja Windows proporciona uma experiência de compra unificada em todos os dispositivos Windows 10, seja no PC, tablet ou telemóvel.
– Voltou o menu iniciar mas agora muito mais flexível, permitindo todo o tipo de conteúdos, desde aplicações, pessoas, etc. Os mosaicos permitem aceder ao conteúdo sem abrir a aplicação. Os live tiles ficam agora disponíveis nesta secção.
– O Windows 10 adapta-se automaticamente ao tipo de dispositivo seja PC, tablet ou smartphone. Por exemplo, nos tablets com teclado, a adaptação é feita de forma diferente caso tenha teclado ou não.
– As janelas das App da Windows Store vão poder ser abertas sem ser em ecrã completo.
– Botão “Task View” para alternar rapidamente entre softwares quando estão abertos vários.
– Explorador de ficheiros optimizado para facilitar a procura de de documentos ou aplicações, que mostra ficheiros recentes e as pastas mais acedidas.
– Cortana é um assistente pessoal virtual que já existia para Windows Phone e agora fica disponível no Windows 10. No fundo, a partir de algumas frases com que interagimos com a Cortana, é possível enviar um SMS, fazer uma chamadas, interagir com o calendário, notas, alarme, listas de música, etc. No entanto, parece que ainda não vai estar disponível em Português na data de lançamento.
– HoloLens são uns óculos de realidade aumentada que a Microsoft lançou há algum tempo atrás. São compatíveis com o Windows 10 e vai ser possível criar e interagir com objectos, criando hologramas com os quais podemos interagir.

As versões do Windows elegíveis para actualização gratuita são o 7 e o 8. Ou seja, quem tiver estes sistemas operativos não terá que pagar nada para fazer a actualização para o Windows 10.

Para quem pretende saber mais alguma informação pode descarregar este ebook, que oferece uma visão geral sobre actualizações, upgrades, segurança, virtualização, gestão e muito mais. Este ebook apenas está disponível em inglês. Faça aqui o download.