Haven: utilize um telemóvel Android como sistema de vigilância

Haven: utilize um telemóvel Android como sistema de vigilância

Sistema de vigilância

A Freedom of The Press Foundation e o The Guardian Project lançaram o Haven, uma aplicação que transforma um telemóvel Android num sistema de vigilância.

Esta aplicação utiliza os sensores do telemóvel Android para monitorizar um espaço físico. O acelerómetro é utilizado para monitorizar o movimento e a vibração do telemóvel; a câmara é utilizada para monitorizar movimento visível na(s) câmara(s) do telemóvel; o microfone é utilizado para monitorizar barulhos no ambiente; o sensor de luz é utilizado para monitorizar se houve uma alteração da luz ambiente; e o sensor de energia é utilizado para monitorizar se o telemóvel foi desligado do carregador.

Se algum dos sensores detetar atividade, será notificado através de um dos seguintes canais:

    • SMS: Poderá configurar o Haven para enviar uma SMS para o seu número
    • Signal: Poderá configurar o Haven para enviar uma mensagem encriptada através desta aplicação. Note, no entanto, que não é necessário instalar o Signal – Private Messenger no telemóvel no qual pretende utilizar o Haven, pois esta aplicação utiliza APIs para comunicar com o Signal. Instalar o Signal num Android com o Haven poderá invalidar o anterior registo da aplicação e os números de segurança

Poderá utilizar o Haven para verificar se algum intruso de aproxima do seu computador. Eis um exemplo prático: deixe um telemóvel Android com o Haven instalado em cima de um portátil fechado. O acelerómetro poderá detectar movimento se um intruso tocar no portátil; o microfone poderá ouvir os movimentos e até a voz do intruso; e a câmara poderá fotografá-lo. Também poderá utilizar o Haven para proteger um portátil armazenado num cofre, deixando o telemóvel Android com o Haven instalado em cima do portátil. Se alguém abrir o cofre, o sensor de luz poderá detectar uma mudança na luz ambiente; o microfone poderá ouvir o cofre a abrir e até os movimentos e a voz do intruso; e a câmara poderá tirar uma fotografia ao intruso. Se configurar os alertas por SMS ou Signal, será alertado em tempo real sobre tudo o que o Haven presenciar. Caso não o faça, toda a actividade que o Haven presenciar ficará registada no telemóvel para para que possa consultar mais tarde. O registo de actividades poderá também ser acedido remotamente através de um Tor Onion Service (um site acessível apenas através do browser Tor) mas, para isso, é necessário configurar o Haven como Onion Service, e ter o Orbot: Tor for Android instalado no dispositivo que tem o Haven instalado. Poderá depois utilizar o browser Tor no seu computador, Android ou iPhone para consultar o registo de actividades.

Actualmente, o Haven só está disponível para Android, no entanto, os seus desenvolvedores esperam vir a disponibilizar uma versão da aplicação que funcione diretamente em dispositivos iOS no futuro. Todavia, conforme sugerido pelos desenvolvedores, os utilizadores de iPhone podem começar já a tirar partido do Haven, comprando um telemóvel Android barato para utilizar como “dispositivo Haven”, enquanto levam o iPhone consigo. Tendo o Signal instalado no iPhone, podem até configurar o Haven no Android para enviar notificações encriptadas, com fotos e áudio, directamente para o seu iPhone. Se ainda não instalou o Signal no seu iPhone, consulte o nosso artigo sobre como fazer chamadas encriptadas no iPhone. Para instalar no Android, consulte o nosso artigo sobre como encriptar chamadas telefónicas no Android.

Clique aqui para fazer o download da Haven.