Como encriptar pen

Como encriptar pen

O BitLocker, para além de permitir encriptar o disco rígido do seu computador, permite encriptar dispositivos de armazenamento externos. Neste guia, iremos explicar-lhe como poderá encriptar uma pen. Se a sua pen estiver encriptada, mesmo que se esqueça dela em algum lado ou que alguém lhe a roube, ninguém conseguirá aceder aos seus dados.

Encriptar pen

Encriptar pen

1º. Clique no ícone do Windows na barra de ferramentas.

Encriptar pen

2º. Pesquise por BitLocker e clique na opção “Gerir BitLocker”. Ir-se-à abrir a seguinte janela:

Encriptar pen

3º. Ligue a pen que pretende encriptar ao seu computador.

Encriptar pen

4º. Na secção “Unidades de dados amovíveis – BitLocker To Go”, aparecerá o nome da sua sua pen. Clique no nome da pen que pretende encriptar.

Encriptar pen

5º. Irá aparecer a opção “Ativar BitLocker”. Clique nessa opção. Após clicar nessa opção, o BitLocker começará a carregar.

Encriptar pen

6º. Depois de o BitLocker ter iniciado, ser-lhe-à pedida a forma como pretende desbloquear a sua pen. Poderá optar por utilizar uma palavra-passe ou um smart card. Para este guia, iremos utilizar a palavra-passe.

Encriptar pen

7º. Ser-lhe-à pedido para criar uma palavra-passe. Insira a palavra-passe e clique em “Seguinte”.

Encriptar pen

8º. Ser-lhe-à pedido para fazer uma cópia de segurança da chave de recuperação. É muito importante que tenha mais que uma cópia da chave de recuperação e que guarde cada uma num sítio seguro pois, caso se esqueça da sua palavra-passe, só através desta chave será possível aceder aos seus ficheiros. Poderá guardar a chave na sua conta Microsoft, num ficheiro ou poderá até mesmo imprimi-la.

9º. Para este nosso guia, escolhemos a opção “Guardar num ficheiro”. Neste caso, seleccione a pasta em que pretende guardar a chave e clique em “Guardar”.

Encriptar pen

10º. Ser-lhe-à pedido para seleccionar a quantidade da unidade de armazenamento que pretende encriptar. Poderá escolher entre encriptar apenas o espaço utilizado ou encriptar totalmente a pen. Seleccione o método que prefere e clique em “Seguinte”.

Encriptar pen

11º. Terá que confirmar que pretende avançar com a encriptação. Clique em “Iniciar encriptação” para o fazer.

Encriptar pen

12º. A sua pen está agora a ser encriptada.

Encriptar pen

13º. Quando a encriptação estiver concluída, receberá um aviso. Clique em “Fechar”.

Encriptar pen

14º. A partir de agora, sempre que ligar a pen ao computador terá que inserir a palavra-passe que criou no ponto nº. 7 para aceder à mesma.