CTB-Locker ameaça os seus dados

CTB-Locker ameaça os seus dados

CTB-Locker

Tem havido uma onda de infecções pelo malware CTB-Locker. A infecção começa quando se abre o anexo contido num email que finge ser sobre um assunto importante para induzir as pessoas a clicar nele. Depois de infectar um computador, O CBT Locker encripta todos os ficheiros e exige um pagamento para os recuperar. Não se recomenda efectuar o pagamento porque não existem garantias de que enviem a chave de desencriptação.

Como recuperar os ficheiros?

Até agora, não existe forma de recuperar a chave que é necessária para desencriptar os ficheiros, logo não existe maneira de os recuperar. Como estão a aparecer novas variantes, muitas vezes não é detectado pelos próprios anti-vírus. A única forma garantida de reaver os seus dados será ter um backup dos mesmos antes da infecção. Deve por isso fazer backups regulares dos seus ficheiros. Se for vítima desta infecção, recomenda-se a formatação do computador e a restauração do backup.

Como prevenir a infecção?

Para ajudar a prevenir a infecção, não é aconselhável abrir nem anexos nem links enviados por pessoas que não conhece. Mesmo conhecendo o remetente, recomenda-se cuidado ao abrir anexos e links que não esperava receber. Deve também utilizar software anti-vírus e tê-lo sempre actualizado. Também deve manter o seu sistema operativo actualizado.