Como apagar ficheiros seguramente

Como apagar ficheiros seguramente

Quando se apaga um ficheiro, este é enviado para a reciclagem. Ao esvaziar a reciclagem, seria presumível que o ficheiro fosse eliminado permanentemente. No entanto, isso não se verifica. O que realmente acontece é que o sistema operativo simplesmente marca o espaço que o ficheiro ocupa como disponível. Porém, o ficheiro continua intacto no disco rígido até outros ficheiros serem gravados por cima dele, podendo ser recuperado com recurso a uma das muitas ferramentas de recuperação de ficheiros que existem. É o equivalente a varrer para baixo do tapete: o pó deixa de se ver mas continua lá.

Para apagar seguramente um ficheiro, é necessário gravar novos dados sobre o local no disco rígido onde se encontra o ficheiro que se pretende apagar. Neste guia, iremos explicar-lhe como poderá fazê-lo, de forma a dificultar a recuperação dos dados.

O BleachBit grava novos dados sobre o local no disco rígido onde se encontra o ficheiro a apagar apenas uma vez. No entanto, segundo as recomendações do National Institute of Standards and Technology (NIST), uma agência do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, para discos rígidos, isso é suficiente para dificultar a recuperação dos dados, mesmo se forem aplicadas técnicas de laboratório avançadas.

Como instalar BleachBit

1º. Faça o download do BleachBit, clicando aqui. Seguidamente, clique sobre o executável que descarregou para iniciar a instalação.

2º. Clique em “OK” para confirmar o português como linguagem do programa.

Apagar ficheiros

3º. Clique em “Aceito”, se concordar com os termos da licença.

Apagar ficheiros

4º. Clique em “Seguinte”.

Apagar ficheiros

5º. Clique em “Instalar”.

Apagar ficheiros

6º. Clique em “Seguinte”.

Apagar ficheiros

7º. Desmarque a opção “Executar BleachBit”.

Apagar ficheiros

8º. Após ter desmarcado a opção “Executar BleachBit”, clique em “Terminar”.

Apagar ficheiros

Como apagar ficheiros seguramente

1º. Seleccione o ficheiro que pretende apagar, clique sobre ele com o botão direito do rato e, em seguida, clique em “Shred with BleachBit”.

Apagar ficheiros

2º. Ser-lhe-à perguntado se tem a certeza que pretende eliminar permanentemente o ficheiro. Clique em “Apagar” para avançar.

Apagar ficheiros

3º. O ficheiro foi apagado com sucesso.

Apagar ficheiros